Ecl. 3.6
O tempo é importante.
O segredo para ter paz com Deus é descobrir, aceitar e apreciar o tempo perfeito de Deus.
Como reagimos ou como nos comportamos em cada ciclo de nossa vida?
Vs. 6 diz: Tempo de buscar, Tempo de guardar, Tempo de perder, Tempo de jogar fora
Buscar, dá a entender que você ainda não conseguiu.
Esse tempo deve ser colocado na direção do Senhor, para não buscarmos as coisas erradas ou tomar decisões fora da Sua vontade. O que você tem buscado? Não desista, Deus é quem capacita, o tempo de busca pode ser longo ou pode ser curto, não importa, continue buscando.
Guardar, podemos entender que você já recebeu algo.
Como você tem utilizado, desfrutado, das coisas, dons e bênçãos que tem chegado em suas mãos?
Existe o tempo de guardar, ou seja, tomar posse e utilizar para a glória de Deus.
Perder, no primeiro instante não parece muito bom, porque fala de algo que nos é tirado, pessoas que amamos se vão, mas o tempo de perder chega a todos nós e esse momento também deve ser de agradecimentos para que todos vejam que recebemos do Senhor o bem, mas também aquilo que não é tão bom e glorificado seja o nome do Senhor.
Jogar fora, Fala de algo que apesar de estar em nosso poder, temos que nos livrar, pois pode estar dificultando nossas vidas.
Quem sabe você tem acumulado conselhos que não tem te ajudado, ou quem sabe você tem acumulado conhecimentos e não tem compartilhado com outras pessoas, perdendo a oportunidade de ajudar a outros. Ou pior ainda, tenha acumulado mágoas e ressentimentos.
Temos que entender o tempo de Deus na nossa vida e glorificar a Deus em todo tempo.
Só pode conhecer e entender estes tempos respectivos, quem apropriadamente andar conforme o Espírito. Isto só pode ser feito pelo crente que exibe sua fé em Cristo como a Fonte, e a Cruz como o Meio, e manter a sua fé nesta obra.