"Cada um por si e Deus por todos!" Esta frase traduz o conceito que muitos têm da vida. A Bíblia condena este mal. Em Romanos 2.8 vemos que Deus fará cair sua ira e o seu castigo sobre os egoístas.
Colocar nossos interesses, desejos, opiniões e necessidades em primeiro lugar, em detrimento das demais pessoas com as quais relacionamos, e que talvez necessitem mais do que nós, faz com que tenhamos um comportamento egoísta.
Em João 13.34 Cristo ordena aos seus discípulos que eles devem se amar com o mesmo amor com o qual Ele os tem amado. Em tudo o que fez nunca estava buscando ser servido, mas servir; nunca estava buscando o que era do seu interesse, mas veio buscar e salvar o que se havia perdido, como se vê em Lucas 19.10.
Ele se gastou completamente por amor aos pecadores, até a morte de cruz. Devemos abrir o coração às necessidades que nos rodeiam, e o nosso envolvimento espiritual deve ser mais efetivo.
Conclusão: "Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros", Filipenses 2.4.
Filipe Martins