Sim, você matou a "charada". Quero discorrer sobre a nossa missão como igreja. Muito se fala acerca do assunto. Creio que na maioria das vezes equivocadamente.
Não temos como nos enganar. Numa linguagem bíblica, a missão da igreja é a missão do ser como um todo: GLORIFICAR A DEUS.
Olhando para Efésios 1:6, há um complemento muito importante: VIVER.
Poderíamos dizer que a missão da igreja é VIVER PARA A GLÓRIA DE DEUS.
Ou seja, o CENTRO da nossa missão é Deus e não o homem. Isso casa com o que está descrito em Mateus 28:18-20, onde lemos acerca da responsabilidade que devemos assumir como crentes em Cristo Jesus - FAZER DISCÍPULOS.
Fazer discípulos é apresentar o evangelho ao homem a fim de que este se torne semelhante à Jesus Cristo, ou seja semelhante à Deus.
Voltando para a questão da centralidade da missão, levando em consideração que nossa missão é viver, poderíamos também chegar ao entendimento que a maneira como eu vivo expressa a minha missão.
Se eu vivo para mim mesmo, se eu só penso em ganhar dinheiro, se o meu objetivo é acumular tesouros na terra, se eu gasto o tempo entre trabalho, lazer e descanso, logo, minha missão é VIVER PARA MIM MESMO.
Se eu busco prazer, felicidade, entretenimento como elementos prioritários, óbvio que a resposta é que VIVO PARA MIM MESMO.
Agora, se eu me anulo, "mortifico" a minha carne, luto contra os meus pecados, talvez esteja no caminho certo, ou melhor, no caminho de cumprir a minha missão como filho de Deus.
Se eu amo a Deus acima de todas as coisas, ou seja, se não há qualquer valor maior do que Deus em minha vida, de fato, eu cumpro a missão.
Se eu amo ao meu próximo como a mim mesmo. Se, ao declarar que amo a Deus, sou capaz de perdoar o meu próximo, sim, eu cumpro a missão.
Glória de Deus talvez seja uma expressão por demais poética para alguns. Mas, na prática, você sabe o que fazer para cumprir a sua missão.
Então, cumpramos todos.
Do seu pastor, Sidney Roberto.